Bhte, 11 de novembro de 2015, às 0h30

Qual a melhor maneira de preparar células de gordura para enxertos?

 

 

As células-tronco estão presentes no enxerto utilizado na técnica da lipoenxertia. É possível separá-las e tratá-las em laboratório, mas esse procedimento ainda está em fase de pesquisa

 

 

O enxerto de gordura, a lipoenxertia, de uma área do corpo para outra tornou-se uma prática comum e amplamente utilizada na  cirurgia plástica. Mas qual o melhor método de processamento das células gordurosas para os procedimentos de enxerto de gordura? Dados das pesquisas disponíveis ainda não podem responder essa pergunta. É o que defende um artigo da edição de outubro do Plastic and Reconstructive Surgery®, jornal médico oficial da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).

“O artigo não encontra provas convincentes para recomendar uma técnica única como o melhor método para o processamento das células de gordura colhidas para enxerto de gordura, defendem os autores. Enquanto estudos anteriores mostram vários métodos viáveis ​​de processamento de gordura, mais pesquisas são necessárias para comparar os resultados dos métodos atuais e avaliar algumas novas técnicas promissoras”, afirma o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada (CRM-SP 62.735).

Estudos recentes mostram que não há uma técnica melhor

 

Os pesquisadores revisaram a literatura científica para analisar os mais recentes estudos sobre métodos para processar as células de gordura colhidas ou "lipoaspiradas". Nos casos de enxerto de gordura com as próprias células de gordura do paciente (autólogas), elas são obtidas por meio da lipoaspiração de uma parte do corpo, como o abdomen, e, em seguida, são transferidas para outra parte do corpo.

 

“A ideia do enxerto de gordura não é nova. Nos últimos anos, tornou-se amplamente utilizado para uma vasta gama de procedimentos em cirurgia plástica. Um uso comum é para ajudar na cirurgia reconstrutiva de mama ou em cirurgias de contorno corporal. Outro uso recente indica o uso de enxertos de gordura no lifting facial. Segundo umapesquisa recente, 85% dos cirurgiões plásticos disseram que usam enxerto de gordura durante os procedimentos de cirurgia plástica facial”, diz Ruben Penteado.

 

O novo estudo é uma análise 37 estudos anteriores sobre o tema publicados até 2011. O relatório revelou uma falta de dados de alta qualidade, apesar do aumento dos enxertos de gordura, ao longo dos últimos 20 anos. Os autores identificaram também nove artigos adicionais publicados até 2014. Cinco estudos avaliaram técnicas estabelecidas para o processamento da lipoaspiração: decantação, rolamento da gaze de algodão, centrifugação e lavagem. Embora nenhuma destas técnicas seja claramente superior a outras, os estudos identificam "vários métodos viáveis" de transformação do enxerto de gordura.

 

“Cada técnica tem seus pontos fortes e limitações. Por exemplo, o rolamento da gaze de algodão remove os contaminantes, mas é um trabalho intenso. A centrifugação é, provavelmente, a técnica mais comum, mas não há nenhuma evidência de que seja superior a outros métodos”, afirma o diretor do Centro de Medicina Integrada.

 

Quatro estudos avaliaram novas técnicas para processamento das células de gordura, como lavar as células ou filtrá-las. Alguns métodos são concebidos para isolar a fração vascular estromal da gordura colhida do tecido, com o objetivo de preservar as células estaminais e outras células de gordura especializadas. Diversas técnicas têm sido empregadas para isolar com sucesso a fração vascular estromal. No entanto, os autores do artigo defendem que: "mais pesquisas são necessárias a fim de determinar se este custo e esforço adicional é justificado em função de resultados clínicos superiores”.

 

Assim, enquanto o uso do enxerto de gordura na cirurgia plástica continua a se expandir, a revisão atualizada mostra ainda uma falta de evidências sobre as melhores técnicas de processamento da gordura para fornecer os melhores resultados clínicos para os pacientes. Os autores concluem, "apesar de uma exploração contínua neste campo, novas pesquisas são necessárias para identificar os métodos ideais para o processamento do tecido adiposo colhido no enxerto autólogo ideal".

 

Enxerto de gordura x contorno corporal

 

A seguir, Ruben Penteado, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, aponta os principais usos dos enxertos de gordura na cirurgia plástica:

1.     A gordura corporal pode ser utilizada para o preenchimento labial ou de rugas, de maneira parcial ou não;

2.     A técnica da lipoenxertia é indicada para o aumento em mamas de tamanho médio a pequeno sem flacidez, ou seja, é indicada para quem tem pouca mama e deseja um aumento sutil. Pode ser associada à prótese de mama em situações específicas com mais complexidade, em que somente o implante não proporciona bom resultado;

3.     A técnica também recebe indicação para a reconstrução da mama, após a retirada para o tratamento de câncer. Alguns médicos acreditam que a lipoenxertia pode dificultar a descoberta de um câncer de mama, porém um radiologista experiente pode detectar uma necrose de gordura;

4.     O resultado final pode ser obtido depois de seis meses, tempo que demora para desaparecer o edema;

5.     Para este tipo de prática cirúrgica, não existe restrição de idade. Vale também o bom senso do médico em indicar a cirurgia adequada para cada tipo de paciente. 

 

 

This template downloaded form free website templates