FITOTERAPIA

Março 28, 2017

Pedras nos rins pode ser tratada com plantas naturais

A fitoterapia estuda as plantas. O Brasil não é muito aplicado nesta área. Estuda pouco sua riqueza que é a flora. No entanto, há vários livros com o conhecimento popular de plantas como a cana de macaco, indicada para problemas de inflamação e infecções, principalmente para problemas de coluna, rins.

Segundo o fitoterapeuta Alfonsas Balbachas em seu livro as Plantas Curam ele indica para cálculo renal as plantas a seguir: abútua, agrião, bardana, limão, urtiga-vermelha, verônica. Ver banhos quentes de assento, banhos de assento alternados. Também indica consultar um médico, nefrologista. Mas, no Brasil ninguém chega ao especialista sem passar pelo Clínico Geral.

Noutro dia ao comprar verduras comentei com o verdureiro Geraldo se ele tinha a planta hortelã e saiu comentário sobre "pedras nos rins" como popularmente é chamado. Ele lembrou e indicou três plantas, a seguir: cana de macaco, muito conhecida para inflamação e infecção e usada para problemas de coluna e rins. A segunda foi a folha do abacate, que é fruta, mas na fitoterapia é usada folhas, raízes e casca e tronco das plantas. Por último, a planta conhecida como Panacéia, também conhecida como Cinco folhas, segundo Balbachas excelente depurativo do sangue.

Como o Jornal de Saúde publicou, leia matéria abaixo, temos ainda outros tipos de plantas para os rins e o famoso Quebra Pedras que é usada também para próstata. Já vi em Belo Horizonte, no bairro Anchieta, zona sul e de classe média alta, um senhor pegando Quebra pedra para fazer chá para a próstata.

Dona Dadá das Ervas indica canela de perdiz, indicada para a cólica forte é tomar e parar as dores.cipó cabeludo e também repete a cana de macaco, tudo junto com quedra pedra, salsaparrilha do cerrado, indicada para prblemas renais e reumatismo, dor no corpo e cansaço. Fazer bem forte o chá 60 gramas para um litro de água.

Obviamente que com as plantas precisamos ter paciência o efeito não é imediato e pode falhar assim como alguns remédios fármacos. O organismo do ser humano é complexo devido as emoções, os sentimentos, além do metabolismo podem determinar o efeito para um e para outro não e até mesmo alterar para outro. Portanto, a recomendação do médico, da dieta alimentar, da abstenção alcóolica execessiva e outros cuidados pode resultar em prevenção de sucesso para se evitar cálculos ou pedras nos rins e remédios, cirurgias e até transplantes.

 

Marcelo dos Santos - jornalista - MTb 16.539 SP/SP

 


 

Março 8, 2017

Cuidar dos rins, próstata e até Diabetes é com o famoso Quebra-Pedra

Quem nunca ouviu falar do Phyllanthus miruri, ninguém mas, do Quebra-pedra, quase todo o brasileiro conhece. Essa planta é estuda por muitos raizeiros, fitoterapeutas e até por fitoquímicos, no entanto, oficialmente, não se tem o laudo científico.
O professor Alfonsas Balbachas no seu livro de Plantas Medicinais afirma que o uso medicinal dessa planta serve para dissolver areais e cálcuos que essas areias provocam. Hoje sabemos que essas areias pode ser pelo mau funcionamento dos rins e principalmente pelo excesso de proteínas nos alimentos, carnes, leite, ovos e até mesmo de vegetais. As dietas ricas em cálcio e proteinas podem alterar o bom funcionamento dos rins.
O Quebra-pedras é diurético, fortificante do estômago, aperiente e sudorífico. A planta feita em chás é muito usada nas cólicas renais, cistites, enfermidades crônicas da bexiga, hidropisia e nos distúrbios da próstata. Aqui devemos anotar a seguinte aobservação é preciso tomar vez ou outra como preventivo, porque não curativo. Exemplo, depois que a próstata está inflamada é que vamos tomar e curar.
Em certos lugares as folhas e as sementes são usadas para os diabéticos, por certo ao fazer a pessoa suar muito faz com que ela urine menos e por outras propriedades que combatem o excesso de sangue no sangue.
Recomenda-se usar toda a planta em doses de 10 gramas para 1 litro de água e tomar até três vezes ao dia.
Quem conhece pode colher essa planta nas ruas, avenidas em canteiros que tem jardins, ela nasce nas frestas e é bastante fácil de reconhecer, o recomendado que seja de local e fonte segura para aumentar a eficácia. Outra é de tomar durante uns 15 dias, uma semana ou um dia para ver o efeito.

Pesquisa de Marcelo dos Santos - jornalista - MTb 16.539 SP/SP

 

Fevereiro 2, 2017

Janaguba

Janaguba látex usado para fígado e câncer com pesquisa na

Universidade de Goiás, leia mais



Soares, F. et al. (2015) em seu trabalho cientifico, fez um estudo etnofarmacológico e etnobotânico de Himatanthus drasticus (Mart.) Plumel (janaguba), na qual relacionou a indicação da planta pelos raizeiros com a literatura científica, e através da pesquisa pode constatar que o látex de H. drasticus tem sua indicação pelos raizeiros para o tratamento de várias patologias desde infecções de pele até o câncer. Pela consulta à literatura científica, chegou-se à conclusão de que as indicações feitas ao tratamento de inflamações, úlcera gástrica e câncer estão em concordância com alguns resultados científicos realizados com a espécie.


Fonte: UNIVERSIDADE DE RIO VERDE (UniRV) FARMÁCIA LUANA NASCIMENTO GONÇALVES LEVANTAMENTO ETNOBOTÂNICO E ETNOFARMACOLÓGICO COM RAIZEIROS DA CIDADE DE RIO VERDE-GO. e Informações da Wikipedia.


Pode ler a tese defendida e ampla pesquisa junto a raizeiros de Goiás:

http://www.unirv.edu.br/conteudos/fckfiles/files/LEVANTAMENTO%20ETNOBOTANICO%20E%

20ETNOFARMACOLOGICO%20COM%20RAIZEIROS%20DA%20CIDADE%20DE%20RIO%20VERDE-GO.pdf

 

 

Janaguba (Himatanthus drasticus (Mart.) PlumelHimanthus obovata Wood), também conhecida como janaúna e janaúba, já classificada como Plumeria drastica, é uma apocinácea alta com folhas largas tipo latifólios coriáceos e flores em corimbos, ou seja, uma inflorescência indeterminada, em que as flores saem de pontos diferentes da mesma haste ou eixo, mas terminam na mesma altura porque seus pedicelos são de tamanhos diversos. [1] [2]

É uma espécie arbórea que cresce até 7 metros de altura, com folhagem densa nas extremidades dos ramos. Sua distribuição geográfica vai desde a Região Sudeste do Brasil até a Guiana FrancesaSuriname e Guiana. No Brasil, ocorre nos estados de Minas Gerais, Bahia, SergipeAlagoasPernambucoRio Grande do NorteCearáParaíbaPiauíMaranhãoPará e Roraima.[3]

Entre seus outros nomes populares, distinguem-se, ainda, pau-santojaraúbatibornoiborna-dos-sertanejos,[4] tibornaraivosa e jasmim-manga em Minas Gerais e Bahia,[5] janaguba no Ceará, pau-de-leite no Piauí, joanaguba no Rio Grande do Norte e sucuuba na Amazônia.[6] A diversidade de ambientes pode mascarar variedades e mesmo diferentes espécies, tal como identificam alguns autores.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Janaúba" é um termo proveniente da língua geral meridional.[7]

Usos[editar | editar código-fonte]

Segundo Menezes (o.c.), seu látex é tóxico em grandes doses e usado nas moléstias do fígado. É purgativo e febrífugo. Fornece matéria corante. Sua madeira é útil na carpintaria.

É comum, no Nordeste do Brasil, a utilização do látex diluído como medicamento, comercializado com o nome de "Leite de Janaúba". A obtenção desse preparado é feita retirando-se um pedaço de 10 por 30 centímetros de casca do tronco, e aparando-se o látex com auxílio de uma colher com água. Vai-se colocando em uma garrafa de um litro até que a mistura látex e água resulte em uma sedimentação esbranquiçada com cerca de 1/4 a 1/3 da garrafa, com um sobrenadante róseo. A mistura deve ser mantida em ambiente bem frio. Há falsificadores que vendem leite de mangabeira (Hancornia speciosa Gomes) como sendo "leite de janaúba". [8]

Himatanthus drasticus, conhecida popularmente como janaguba, tem uma longa história de emprego na cura do câncer na Região Nordeste do Brasil, porém quase sem registro na literatura científica. Recente investigação da atividade antitumoral do extrato bruto metanólico das folhas de Himatanthus drasticus frente ao modelo experimental Sarcoma 180 confirmou sua atividade antineoplásica. O extrato testado apresentou inibição tumoral significativa em relação ao grupo-controle nas doses de 300 miligramas por quilograma e 400 miligramas por quilograma de peso do animal com um percentual de inibição de 67,7% e 68% respectivamente. Na menor dose analisada, 200 miligramas por quilograma, o percentual de inibição tumoral foi apenas de 32,8%. A avaliação de sua toxicidade aguda revelou baixa toxicidade nas doses testadas (50, 300 e 2 000 miligramas por quilograma) por via oral. A análise histopatológica apresentou alterações em nível hepáticopulmonarbaço e renal.[9]


 



 

 

 

Janeiro 30, 2017


UFPB estuda propriedades do ‘olho de boi’- tão potente quanto a morfina


    

NOVO MEDICAMENTO - Os primeiros resultados dos estudos feitos com a planta têm sido animadores


Dentro de alguns anos, um novo medicamento poderá surgir no mercado com propriedades analgésicas tão potentes quanto à morfina, uma droga utilizada no tratamento de dores intensas, eficiente, mas com várias efeitos colaterais. A melhor notícia é que esse novo medicamento poderá ser produzido a partir de um trabalho realizado dentro da própria Paraíba, por pesquisadores do Laboratório de Tecnologia

Farmacêutica (LTF) da UFPB.
A pesquisa só está no início, mas os primeiros resultados começam a apontar para os potenciais analgésicos extraídos de uma planta comum nos municípios paraibanos: a Dioclea grandiflora, mais conhecida popularmente como ‘olho de boi’, pelo aspecto parecido com o olho bovino.
O trabalho, realizado pela equipe do professor do Departamento de Fisiologia e Patologia da UFPB, Reinaldo Nóbrega de Almeida, vem sendo desenvolvido há 10 anos, por uma equipe de 20 pessoas, e busca mostrar se o uso da planta utilizada popularmente para tratamento de problemas renais, tem mesmo eficácia em termos de analgesia.
O estudo, explica o professor, foi iniciado a partir da análise das folhas da planta e mais recentemente, a partir das sementes da Olho de Boi. “Apesar de ser uma planta encontrada em vários municípios, sempre precisaríamos de muitas folhas para a pesquisa”, lembrando que com o uso das sementes, há uma proteção melhor da espécie.


Os primeiros resultados são bem animadores. Mesmo com outros trabalhos já realizados com a planta no Brasil e Estados Unidos, a pesquisa feita no LTF vem mostrando que a planta tem mesmo propriedades analgésicas. “Nos estudos, estamos verificando que há resultados interessantes de atividade analgésica”, reforça.
A pesquisa pode trazer uma boa notícia, em termos de novidades no mercado de analgésicos. Mas, por enquanto, lembra o professor Reinaldo Nóbrega, é só o início de novas pesquisas que devem surgir mais à frente. “Ainda será necessário concluir toda a parte de estudos toxicológicos com a planta e talvez em cerca de três anos é que poderemos chegar ao estudo clínico (com humanos)”, disse ele.
Só a partir desses novos futuros estudos, reforça, é que se é possível pensar em algum tipo de produção de medicamento à base da planta. “Após o estudo comprovado é que pode se chegar a esse estágio” , completa.

Planta apresenta os benefícios da morfina, mas sem efeitos colaterais

    

TEMPO - Professor Reinaldo Nóbrega avisa que ainda faltam pesquisas

Os resultados do trabalhos feitos nesses dez últimos anos já mostram que benefícios analgésicos ela possui. Mais que isso, são benefícios que podem ser destituídos de efeitos colatarais como acontece com alguns medicamentos. Segundo o pesquisador, a planta teria efeitos parecidos ao da morfina, mas sem os indesejáveis efeitos da substância, como o poder de causar dependência rápida.
A morfina é uma droga produzida em laboratório derivada do ópio, em 1803, e usada no tratamento da dor. Entre seus indesejáveis efeitos pode causar, em alguns casos, euforia, tremores, suores, ansiedade, entre outros sintomas. Nos doentes com dores, em geral não existe efeito eufórico, mas há efeito sedativo.
Na prática, a esperança é que um novo medicamento possa surgir da pesquisa para substituir toda a potencialidade de ação da morfina, por exemplo, mas sem todas as conseqüências comuns a ela, esperam os pesquisadores. Só que isso leva tempo e vários estudos pela frente, alerta o professor. “Quando se fala em um estudo como esse, isso gera uma expectativa popular e é importante que as pessoas saibam que ainda faltam novas pesquisas”, reforça.
Outro alerta, completa Reinaldo Nóbrega – que também é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), é que apesar de já haver um uso da planta no tratamento de doenças entre a cultura popular, são necessários cuidados e critérios no uso da espécie. “Em geral, as pessoas usam a folha ou a casca do caule da planta para fazer o chá. O problema é que muitas vezes as pessoas tomam o chá sem muitos cuidados”, diz ele.

  • Espécies só devem ser usadas após pesquisas

A diocléia grandiflora passa por pesquisas na UFPB, juntamente com outras plantas medicinais, mas os próprios pesquisadores lembram que o uso de plantas só deve ser feito depois de comprovadas as atribuições medicinais de determinada planta e, principalmente, a forma adequada para que ela possa ser utilizada.

E isso nem sempre é o que acontece, alerta Fátima Marques, coordenadora do Centro de Assistência Toxicólogica da Universidade Federal da Paraíba. Só este ano, o centro registrou de janeiro a agosto dez casos de intoxicações (contato com plantas tóxicas ou ingestão) por plantas em João Pessoa. “É baixa a incidência, mas é importante que se saiba que esses são dados subnotificados, já que boa parte dos casos de intoxicação acabam sendo tratados em casa ou em hospitais que não notificam os registros ao Ceatox’”, reforça.

O problema, diz Fátima Marques, é que o uso das plantas medicinais, principalmente para a utilização em chás continua sendo amplamente utilizado entre os nordestinos, mas nem sempre da forma mais correta. “O que acontece é que os chás têm que ser feitos nas concentrações corretas. O problema é que muita gente acha que quanto mais forte o chá, melhor, e isso pode levar a várias conseqüências. As gestantes, por exemplo, precisam ter cuidados redobrados, já que muitas plantas podem levar ao aborto e causar a morte da própria gestante”, completa. (SC)


 Confira os cuidados no uso de plantas medicinais:
Utilizar plantas conhecidas e não de identidade duvidosa.

Nunca coletar plantas medicinais junto a locais que possam ter recebido agrotóxicos em geral.

Nunca coletar plantas medicinais que crescem à beira de lagos, lagoas e rios poluídos.

Nunca coletar plantas medicinais à beira de estradas, pois os gases que saem dos canos de descarga dos veículos podem conter substâncias tóxicas que se depositam na vegetação.

As plantas medicinais devem ser secadas à sombra, em ambiente arejado, por alguns dias (até tornarem-se quebradiças), antes de serem utilizadas.

Após a secagem, guardar em vidro fechado, ao abrigo da luz. Colocar o nome da planta e a data de coleta em um rótulo, para evitar problemas. Plantas armazenadas por longos períodos perdem seus efeitos terapêuticos.

Verificar o estado de conservação (umidade, mofo, insetos, etc.) da planta medicinal a ser adquirida.  Habituar-se a adquirir plantas medicinais de fornecedores confiáveis.

Evitar o uso de misturas de plantas medicinais. Nem sempre o processo de preparação mais indicado é o mesmo para plantas diferentes e a combinação pode resultar em efeitos imprevisíveis.

Não utilizar plantas medicinais durante a gravidez, a não ser sob orientação médica. Existem plantas que podem causar sérios problemas ao bebê e à mãe. Por exemplo, as babosas quando ingeridas podem provocar aumento da irrigação sangüínea na região do baixo ventre e estimular contrações da musculatura lisa uterina. Outras plantas, como a arruda e a salsa, também podem comprometer a saúde da mãe e do feto.

Evitar a utilização de chás laxantes e/ou diuréticos para emagrecer.

  • Laboratório desenvolve outros estudos

Além da pesquisa com a ‘olho de boi’, outros estudos têm sido feitos no Laboratório da UFPB, na área de Psicofarmacologia com substâncias que possam futuramente gerar novos medicamentos com atuações nas atividades de ansiedade, dor e epilepsia. Em geral, explica o professor Reinaldo Nóbrega, os trabalhos são feitos a partir de óleos essenciais extraídos das plantas, como o que vem sendo desenvolvido com a Dioclea grandiflora.

Criado em 1978, o LTF é hoje referência em toda a Região Nordeste, na área de Farmácia, com o Programa de Pós-Graduação em Produtos Sintéticos e Bioativos. “Várias pesquisas vêm sendo realizadas pelo laboratório, aproveitando o conhecimento popular com o uso das plantas”, destaca o pró-reitor para Assuntos de Pesquisa e Extensão, Isac Almeida de Medeiros, lembrando que o trabalho, nesses casos, busca investigar se as propriedades alusivas a determinadas espécies de plantas já usadas na farmacologia popular são mesmo comprovadas em laboratório.

Um dos trabalhos que já está em fase de estudo clínico, diz ele, é a análise feita com produtos feitos com plantas conhecidas popularmente como milona. Os testes estão sendo feitos sobre as propriedades de ação da planta em problemas como asma e diabetes.

Outro trabalho feito no laboratório tem como foco a malva branca, outra planta também utilizada pela cultura popular. “Chegamos a uma atividade sobre a atuação da planta, que consegue baixar a pressão arterial, mas em contrapartida também pode baixar a freqüência cardíaca”, diz o pró-reitor, informando que a pesquisa ainda não começou a ser aplicada com experiência em uso humano. (Silvana Cibelle)

 

 

Fonte: Jornal da Paraíba

2007-08-27 - 09:06:52

Fonte: Jornal da Paraíba

 


 

Janeiro 21, 2017

Conheça a fruta asiática, chinesa que está prometendo longevidade, rejuvenescimento e trata a próstata e outros benefícios com 100 gramas que oferece 2.500 UI - Unidades Internacionais de Vitamina C, um dos maiores antioxidantes pesquisado e lançado no mercado. Abaixo saiba os 34 benefícios do Goji que é vendido in natura nas lojas de suprimentos e alimentos naturais tem seca. Mas, já tem em cápsula, recomendamos acompanhamento médico clínica para tomar cápsulas para que possa ter ganho real para sua saúde. Nas casas de plantas você encontra pés plantados e sementes para cultivar:


34- Razões para usar GOJI

1. Alonga sua Vida - Os dez trilhões de células de seu corpo estão sob constante ataque dos radicais livres. Esses perigosos agentes ambientais podem acelerar o envelhecimento através da destruição das células vitais do corpo mais rapidamente do que elas conseguem se reproduzir, o Goji é conhecido como a “fruta da longevidade”. Sua exclusiva máster-molécula,  polissacarídeos e poderosos antioxidantes. Previnem contra o envelhecimento precoce, combatendo os radicais livres que causam danos por todo o corpo. 

2. Aumenta a Sua Força e Energia - (especialmente quando tiver combatendo doenças). Classificado como um dos principais adaptogênicos Asiáticos, o Goji aumenta a tolerância ao exercício, a estamina, e a resistência. Ajuda a eliminar a fadiga, especialmente quando se está em estagio de recuperação de uma doença.

3. Faz Você se Sentir e Parecer mais Jovem - Goji estimula a liberação do hormônio do crescimento humano (hGH) ou hormônio da juventude pela glândula pituitária. Os beneficio do hGH são extensos e incluem a redução da gordura corporal, melhora o sono, da memória, aceleração dos processos de cura, recuperação do libido, e uma aparência mais jovem.

4. Reduz sua Pressão Sanguínea - Aproximadamente um em cada quatro adultos tem pressão alta (hipertensão). A pressão sanguínea alta é descontrolada pode levar a um derrame, ataque cardíaco, mau funcionamento do coração e /ou dos rins. Essa é a razão porque a pressão alta é frequentemente chamada de “o assassino silencioso”. Uma pesquisa de 1998 mostrou que o aumento da pressão sanguínea podia ser significativamente impedido pela máster molécula polissacarídeo do Goji.

5. Reduz os níveis de Colesterol - Goji contem beta-sitosterol, que tem sido como redutor dos níveis de colesterol. Seus antioxidantes impedem a oxidação do colesterol e a formação das placas arteriais. Os flavonó ides do Goji ajudam a manter as artérias abertas e funcionando fluidamente.

6. Equilibra o Açúcar do Sangue e Controla o Diabete T2 - Goji tem sido usado na china para o tratamento de diabete adulto por muitos anos. Seus polissacarídeos têm demonstrado ajudar a equilibrar o açúcar do sangue e a resposta de insulina. O Goji também contem betaina, que pode prevenir a doença do fígado gordo e os danos vasculares frequentemente vistos em diabético.

7. Aumenta o Libido e a Função Sexual - A frutinha Goji é reverenciada como um dos principais tônicos sexuais vegetais em toda a medicina asiática, e é lendária por ajudar a incendiar as paixões. De fato, um antigo provérbio chinês a cautela os homens que viajam para longe de suas mulheres e famílias: “Aquele que viajar a mil quilômetros de sua casa não deve comer Goji”! Estudos modernos e científicos têm mostrado que o Goji comprovadamente aumenta a testosterona no sangue e, portanto aumenta o libido tanto no homem como na mulher.

8. Ajuda a Perder Peso - Em um estudo asiático antiobesidadeGoji foi dado aos pacientes a cada manhã e tarde. Os resultados foram excelentes com muitos pacientes registrando significativa perda de peso. Em outro estudo, foi demonstrado que os polissacarídeos do Goji reduziram o peso corporal através do aumento da conversão do alimento em energia ao invés de gordura.

9. Alivia Dores de Cabeça e Tonturas - Na medicina tradicional chinesa, dor de cabeça e tonturas são frequentemente as deficiências renal yin (essência vital) e yang (função). O Goji está entre os vegetais mais frequentemente usados para restabelecer o equilíbrio yin/yang.

10. Faz Você Dormir Melhor - O Goji tem sido frequentemente usado em toda a Ásia como tratamento natural contra a insônia. Em vários grupos de estudos médicos com pessoas idosas quase todos os pacientes que tomam Goji reporta melhora na qualidade do sono.

11. Ajuda a Manter a Sua Saúde Ocular e Melhora sua Visão - Desde as antiguidades, as frutinhas Goji são muito populares na China por suas propriedades de melhorar a visão. Os cientistas chineses modernos descobriram que o Goji é capaz de reduzir o tempo de adaptação da visão à escuridão. Também melhora a visão em condições de iluminação precária. Pontos cegos foram bastante reduzidos em pacientes tomando Goji. Por conter elevadas dosagens de zeaxantina, um reconhecido carotenóide antioxidante protetor dos olhos, também pode proteger contra a degeneração macular e a catarata.

12. Fortalece seu Coração - Goji contém ciperone, um sesquiterpenoide que beneficia o coração e a pressão sanguínea. Suas antocianinas ajudam a manter a força e a integridade das artérias coronarianas.

13. Inibe a Peroxidação dos Lipídios - O colesterol e outros lipídeos do sangue podem se tornar mortais quando reagem no corpo para formar peróxidos lipídeos. A acumulação de peróxidos lipídeos colantes no sangue pode levar a doenças cardiovasculares, ataques cardíacos, aterosclerose, e derrame. O Goji aumenta os níveis de uma importante enzima do sangue, as qual inibe a formação dos perigosos peróxidos lipídeos.

14. Melhora a Resistência à Doença - Tem sido atribuído à superoxidação dos radicais livres um papel importante na instalação e progressão da doença humana. A superoxidação é neutralizada no corpo pela enzima superoxido dismutase (SOD), a principal enzima responsável pelo controle endógeno de espécies radicalares de oxigênio. Mas a produção SOD se reduz com a idade. Em qualquer idade o estresse da vida diária pode superar a capacidade do corpo de produzir SOD em quantidade suficiente para prevenir doenças. O uso de Goji tem resultado em um notável aumento de 40% da importante enzima SOD.

15. Melhora a Resposta Imunológica - O sistema imunológico é o exercito armado do corpo. Mais de quarenta an os de pesquisa revelaram a capacidade do Goji de regular a imunidade comandando e controlando muitas e importantes funções de defesa do corpo humano. Os polissacarídeos do Goji aumentam e equilibram a atividade de todas as classes de células imunológicas, incluindo as células T, células T citotóxicas, células NK, lisozima, o fator-alfa da necrose dos tumores e a imunoglobulina IgG e IgA.

16. Previne o Câncer - Goji é uma das únicas espécies vegetais da terra que contem o mineral anticancerígeno germânio. Seus antioxidantes e polissacarídeos exclusivos podem estancar as mutações genéticas que podem levar ao câncer. Alguns cientistas acreditam que o Goji pode ser um suplemento especialmente bom para prevenir o câncer do fígado porque protege o fígado e tem efeitos anticancerígeno ao mesmo tempo. Isto é importante porque o fígado é o principal órgão desintoxicador do corpo. Estudos in vitro sugerem que as frutinhas Goji matam muitos tipos de células cancerígenas. Acredita-se que mecanismo pelo qual isso acontece envolve algum fator que inibe a capacidade da célula de se dividir, diminuindo, portanto sua capacidade reprodutiva. No Japão um longo estudo sugeriu que o crescimento do tumor se reduzia em até 58% entre os pacientes que consumiam as frutinhas Goji comparativamente aos grupos de controle.

17. Controle e Combate a Câncer - Pacientes que tomaram drogas anticancerígenas juntamente com o Goji mostraram a taxa de resposta até 250% melhor que aqueles que tomaram as drogas isoladamente. Esses pacientes em estado avançado do câncer experimentaram regressões espantosas do melanoma maligno, nas células do carcinoma renal, carcinoma colo retal, câncer de pulmão, carcinoma nasofaringeal, e hidrotorax maligno. O reaparecimento do câncer em pacientes tratados com Goji demorou significativamente mais do que nos que não foram tratados com Goji.

18. Inibe o Crescimento dos Tumores - InterleuKin-2 (IL-2) é uma citoquina crucial (célula protéica) que induz poderosas respostas anti-tumor em uma variedade de cânceres. Estudos chineses têm demonstrado que os polissacarídeos do Goji aumentam a produção de IL-2. Nos EUA, a IL-2 tem sido estudada desde 1983 como um fator promotor da imunidade, é usada em alguns tipos de câncer e na infecção por HIV. O Goji também tem a capacidade de causar a morte das células cancerígenas pela indução do apoptose, um processo no qual as células cancerígenas são rompidas e recicladas.

19. Reduz os Efeitos Tóxicos da Quimioterapia e da Radiação - Um estudo mostrou que o Goji aumenta os efeitos da radiação no combate ao câncer de pulmão, permitindo que dosem mais baixas sejam usadas. Outra pesquisa indica que o Goji pode proteger contra alguns efeitos colaterais noci vos da quimioterapia e da radiação.

20. Protege seu Precioso DNA - O DNA é o elemento químico mais importante do seu corpo. Ele carrega o mapa de todos os traços herdados dos seus ancestrais, e também assegura que – quando precisarem ser substituídas – suas dez trilhões de células serão reproduzidas fielmente e de forma saudável como duplicatas exatas das já existentes. A exposição e agentes químicos, poluentes, e radicais livres pode causar dano e rompimento do DNA, levando a mutações genéticas, câncer, e até ,mesmo à morte. A betaína do Goji e sua mastermolécula polissicarídea podem restabelecer e reparar os danos do DNA.

21. Constrói um Sangue Forte - Goji é famoso como renovador sangüíneo e rejuvenescedor. Um estudo mostrou que as frutinhas reverteram as condições do sangue de pessoas idosas tornando-o comparando ao de pessoas muitos mais jovens. Em outro experimento, as células vitais vermelhas do sangue foram protegidas contra os danos dos radicais livres pelos flavonóides do Goji. O Goji também tem sido usado em um número de experimentos clínicos recentes no tratamento das deficiências óssea de Marrow (baixa produção de células vermelhas no sangue, células brancas, e plaquetas).

22. Melhora A Contagem de Linfócitos - O linfócito é um dos grupos de células brancas do sangue de crucial importância na parte adaptativa do sistema imunológico na parte adaptativa do sistema imunológico do corpo. A área adaptativa do sistema imunológico monta uma defesa sob medida quando organismos invasores perigosos penetras as defesas gerais do organismo. O Goji aumenta a contagem linfócita e ajuda a ativá-las sempre que o organismo estiver sob ataque. Um estudo na Mongólia mostrou que os pacientes que comiam as frutinhas Goji tinham um significativo aumento na atividade linfócita e seu sangue começou a parecer-se com o de pessoas muito mais jovens.

23. Combate Inflamações e Artrite - Durantes os últimos 20 anos, Pesquisas científicas extensas mostram que, em inflamações agudas e crônicas, a superoxidação dos radicais livres ocorre a uma taxa que suplanta a capacidade da enzima SOD do sistema de defesa de removê-los. Este desequilíbrio resulta em dor e danos nas juntas e tecidos. O Goji pode restaurar o equilíbrio da importante enzima aitinflamatória SOD.

24. Apóia o Funcionamento Saudável do Fígado - Goji contém um novo cerebrósido que tem demo nstrado proteger células do fígado, mesmo contra os altamente tóxicos hidrocarbonetos clorados.

25. Trata os Sintomas da Menopausa - Na Medicina Tradicional Chinesa, muitos sintomas da menopausa são descritos como uma deficiência yin do rim. Há muitos anos o Goji tem sido escolhido como o melhor tônico yin para restaurar o equilíbrio hormonal.

26. Previne o Enjôo Matinal - Na China, O Goji é comumente usado sob a forma de chá quente no primeiro trimestre de gravidez para prevenir o enjôo matinal. Tomar este chá é um remédio rápido e eficiente. Seu efeito pode ser duplicado combinando-se 50 gramas de suco de Goji de alta qualidade com água quente.

27. Aumenta a fertilidade - Há muito tempo O Goji vem sendo usado pelos médicos Asiáticos no tratamento da infertilidade tanto em homens e quanto em mulheres. Nas mulheres, diz-se que o Goji tem uma capacidade inigualável de restaurar jing  (a essência reprodutiva). Nos homens, tem-se descoberto que os polissacarídeos do Goji prolongam a vida das células do esperma, e também mostraram ser poderosos inibidores da estrutural e morte das células testiculares induzidas pelo estresse.

28. Fortalece Seus Músculos e Ossos - O Goji facilita a secreção e liberação do hGH, que é responsável por muitas funções corpóreas importantes de manutenção, recuperação, e desenvolvimento. Estas funções incluem a produção de massa muscular magra e a absorção do cálcio pelos ossos e dentes.

29. Apóia o Funcionamento Normal dos Rins - Na Medicina Chinesa Tradicional, os rins são os mais importantes de todos os órgãos vitais, e acredita-se que eles controlam o cérebro e outros órgãos. O bom funcionamento dos rins é considerado essencial para a sobrevivência. O Goji tem uma merecida reputação de supertônico dos rins, influenciando tanto o yin como o yang.

30. Melhora Sua Memória - Goji é o principal “tônico cerebral” na Ásia. Ele contém betaina, o qual se converte em cholina, uma substanci a que melhora a memória e a capacidade de lembrar.

31. Ajuda a Tosse Seca Crônica - O Goji é usado pelos herbalista Chineses, sozinho ou combinado com outras ervas, para aliviar a tosse e rouquidão.

32. Alivia a Ansiedade e o Estresse - Sendo um adaptogênico, o Goji ajuda o organismo a se adaptar para lidar com o estresse. Ele provê reservas de energia para ajudar você a lidar com qualquer dificuldade.

33. Melhora a Digestão - Há muito tempo o Goji tem sido usado no tratamento da gastrite atrófica, um enfraquecimento da digestão causado pela atividade reduzida das células estomacais. O Goji é de fácil digestão, especialmente quando consumido sob a forma de suco.

34. Promove Alegria e Ilumina Seu Espírito - Diz-se que o consumo constante das fruti nhas Goji traz um comportamento alegre. Na Ásia, elas são acertadamente conhecidas como as “frutinhas da felicidade” . Esta propriedade explica porque o Goji é chamado a “frutinha da felicidade”. De fato, tem-se observado que o único efeito colateral do Goji é que seu consumo continuado é tornar impossível para de sorrir.   

 Blibliografia

A pesquisa cientifica nas principais universidades do mundo tem validado os notáveis benefícios à saúde atribuídos às frutinhas Goji pelos curandeiros do Himalaia há milhares de anos atrás. Mais de 50 estudos já foram publicados por prestigiadas publicações de saúde, incluindo:

 British Journal of Nutrition

 International Immunopharmacology

 Journal of Chinese Herbal

 Journal of Ethnopharmacology Medicine

 China Pharmacology and Toxicology

 Chinese Herb News Magazine

 Research Communications Molecular Pthology and Pharmacology

 Chinese Patent Herbs

 Chinese Herbs

 Nature Reviews Drug Discovery

 Chinese Oncology Magazine

 Hygiene Research

 Physiology Academic journal

 Chinese Stomatology


Pesquisado por Marcelo dos Santos - terapeuta, reikiauriculoterapeuta, fitoterapeuta prático.

31 3077 4513 ou whatsapp 9923-2418


 

Os benefícios da Semente de Linhaça

 
 

É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.

Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.

Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:

-- Rejuvenescedor
--
 Baixa de peso
-- Auxilia no combate a anemia
-- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
-- Auxiliar no combate à acne.
-- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
-- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
-- Auxiliar no controle Diabete - da glicemia
O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. 
Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.
-- Vitalidade Física
-- Sistema Digestivo
-- Sistema Nervoso
-- Doenças Inflamatórias
--Retenção de Líquidos
-- Sistema Imunológico
-- Sistema Cardiovascular
-- Funcionamento Intestinal
-- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa
-- Para combater a agressividade e a obesidade
--Condições da Pele e do Cabelo

Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:

Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg

Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como      ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. 

A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor.
As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.


Vitalidade Física: 
Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia.
A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.


Baixa de Peso:
A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida . 
Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.


Combate ao Cancer:
de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é ; a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais.Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.


Condições da Pele e do Cabelo:
Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave . É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: psoríase e eczema .
Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc.
É excelente para a calvície . Essa é uma boa notícia para quem sofre de fixar e NUTRIR teu cabelo. Não use vaselinas que danificam teu coro cabeludo e teu cabelo.

Sistema Digestivo:

Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal.
Lubrifica e regenera a flora intestinal . 
Expulsão de gases gástricos .É um laxante por excelência.
Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores. 

Sistema Nervoso: 
É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. 
Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhoras funções mentais dos anciãos , melhora os problemas de conduta
(esquizofrenia). 
A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais eurotransmissores
(reanimações naturais) .


Doenças Inflamatórias:
O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. 
Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite , artrite, colite, amidalite, meningite , etc.


Retenção de Líquidos:
O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à
inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.

Sistema Imunológico:
A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS.
A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.


Sistema Cardiovascular:

É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária alta pressão arterial , arritmia cardíaca , incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. 
É excelente para regular o colesterol ruim . 
O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares.
Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.
O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.
Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3. 

Funcionamento Intestinal:
Para a melhora do funcionamento intestinal: de uma noite para o dia, coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe "descansar" por 12 horas, tome somente a água em jejum pela manhã.
Para evitar o desperdício as sementes podem ser adicionadas sobre saladas, iogurtes vitaminas... 

Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa:
Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa.... Consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça preferencialmente triturada (como uma farofinha) sobre os alimentos. Evite que as sementes passem por processos térmicos de aquecimento para que sua gordura boa não oxide.

Para combater a agressividade e a obesidade:
duas colheres de sopa de linhaça trituradas no liquidificador. Coloca-se água ou suco para adoçar. Todos os dias; tomados em intervalos durante o dia na média de 4x ao dia; essas duas colheres.  
1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas (moa uma xícara no liquidificador e guarde o restante no freezer) - 3 colheres de sopa de água 
Modo de preparo:
Misture a farinha e a água em uma tigela pequena. Deixe descansar por 1 a 2 minutos. (Torna-se muito espessa se ficar mais tempo). Em algumas receitas abundantes em líquidos, as sementes de linhaça moídas podem ser adicionadas diretamente aos ingredientes secos.

Modo de Usar na maioria dos casos: 

Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas
.

 

 

 

 

 

PREVENÇÃO É SEMPRE A MELHOR SOLUÇÃO! 

DETOX GRAVIOL 
Previne e aumenta a imunidade contra doenças, reduz o stress, o cansaço físico e mental, evita e previne doenças do coração, câncer de próstata, reumatismo e diabetes, Solta o intestino preso, previne e combate 12 tipos de câncer, dá a você mais energia e disposição o dia todo, controla a pressão arterial, tira a depressão e insônia, é anti-bacteriano, anti-inflamatório, agiliza e potencializa os efeitos dos medicamentos que você esteja tomando, limpa 100% o seu intestino e equilibra toda a flora intestinal. 
DETOX GRAVIOL 
Previne várias doenças porquê limpa e elimina nas fezes e na urina todas as impurezas intestinais. Produto 100% natural e sem contra-indicações. 

SUPER PROMOÇÃO: 01 Garrafa de 02 litros de DETOX GRAVIOL 
(dá para 45 dias) sai por R$ 130,00 á vista - 02 Garrafas sai por R$ 200,00   Pedidos: (31) 3082-1265 - 99520-9479 - Izaltino Medina - Entrega Grátis.

DETOX GRAVIOL
É 100% natural, não possui CONTRA-INDICAÇÕES e ajuda na proteção da sua saúde;                             
DETOX GRAVIOL
Fornece nutrientes para sua saúde; Carboidratos como a frutose, Vitaminas C, B1 e B2;
DETOX GRAVIOL
É a maneira mais barata para você cuidar bem da sua saúde sem usar nenhuma química;
DETOX GRAVIOL
Não possui efeitos colaterais e não necessita de receita ou acompanhamento médico;
DETOX GRAVIOL
É a solução natural criada por Deus para livrar você das doenças e enfermidades;
DETOX GRAVIOL
Tem a aprovação de milhares de consumidores no mundo todo onde ele é consumido;
DETOX GRAVIOL
Beba meia xicara de café a qualquer hora do dia, podendo ser misturado a sucos.