Contato - Cadastrar para receber o Jornal de Saúde

 Precisa de profissional acesse: jornaldesaude.com.br/classificados.html

Ligue e envie informação pelo whatsapp do Jornal de Saúde 31 9923-24188

 

 

Gerontologia

Agosto 2, 2017

Recanto Feliz e Casa Cantinho Feliz, com esses nomes deviam preservar a saúde, mas são casos de polícia em BH/MG


Recanto Feliz e Cantinho Feliz, casas para atendimento ao idoso, que paga pelo atendimento em geral, desde alimentação a cuidados médicos mensalidades que podem chegar até mesmo mais de R$ 6.000,00 se for na Pampulha, por exemplo. Por isso deveriam ser exemplos, trabalham com saúde, ser humano, são nobres. Ao contrário, são peças de processos judiciais e Boletins de Ocorrência na Polícia Civil. Tudo com pitadas de atentados e muita "fofoca" confundida com a comunicação.


O advogado Simon Victor Ricci Mourão - OABMG 159.472 foi acusado por sua cliente Arlete de não prestar contas de cheques e outros valores no total de R$ 150.000,00 e de trabalhar para os compradores de seu ponto ou ex-Recanto Feliz, na rua tal, no bairro Gutierrez, que possui certa tendência para ter estes "asilos" modernos para idosos.


Resultado de imagem para figura de idososO advogado ouvido há mais de um mês disse que havia pago tudo, inclusive acertado com trabalhadores e pago todos os seus direitos e que iria em reunião apresentar todos os recibos. Mas, isso, segundo Arlete Oreslina, não ocorreu. Já os compradores do Recanto Feliz, batizado de Casa Cantinho Feliz, afirma que pagaram, mas não querem devolver câmaras de segurança e fazem a ponte na "fofoca" onde o advogado alimenta contra qualquer pessoa que quer desvendar as tramoias desse processo.


Arlete Oreslina Andrade, hoje com nova casa chamada Recanto Feliz, marca de sua autoria, afirma que em frente de seu novo estabelecimento teve um carro roubado, pertencente a sua filha e que foi abordada e agredida duas vezes. Em uma das vezes ele foi perfurada na mão esquerda e somente viu quando entrou na padaria a 100 metros de sua casa e viu o sangue escorrendo.  Alguns ainda comentam que essa empresária da saúde possui vários protestos e atrasos e processos trabalhistas. Se fofoca ou não, o caldeirão está cheio de dúvida sobre a honestidade de um e de outro.


É assustador se não fosse tudo na área que envolve a saúde, nobre e para cuidar de idosos necessitados de atenção, carinho e que pagam, se envolvem sem querer, nesse turbilhão de disse-me-disse. Os profissionais que se envolvem com tudo isso ficam no ora veja, trabalham ou acertam, trabalhos e não recebem, e além de trabalhar, viram joguetes nas mãos desses dois empresários da saúde que visam, parece, somente o lucro. A busca da verdade, da justiça e reconhecer o trabalho e respeito acima de tudo com os profissionais ficam em segundo e último plano.


Marcelo dos Santos - jornalista - MTb 16,539 SP/SP

 

 

Julho 10, 2017

INFORME PUBLICITÁRIO


Casa de Idosos não é asilo, é família, assim pensa a Casa 

Cantinho Feliz, como objetivo para os idosos



Luciano Lobo é formado em Enfermagem, especializado em gerontologia e saúde mental, além de outros cursos. Possui 12 anos contínuos em tratamento de idosos. Hoje, coordena a Casa Cantinho Feliz, juntamente com outros  sócios. Ele recebeu o Jornal de Saúde e conta como é aliar trabalhar com o que gosta e a experiência de  administrar.


A Casa, segundo Luciano, possui uma filosofia norteada por um trabalho multidisciplinar.  Foi criada para  ser a extensão e a continuidade da família e do “lar doce lar” para as pessoas que  precisam de um lugar, seja por segurança, por meio de vida, por solidão e até mesmo por senectude. O objetivo é ter um local onde a pessoa idosa possa ter assistência e cuidados desde alimentar, aos remédios e médicos, tudo 24 horas por dia.


O Coordenador  raciocina e afirma que "A visão, que tenho certeza, é a de que as pessoas não estão acostumadas com isso, vê a casa de idoso com olhos pejorativos; "e comentam": Estou colocando aqui, mas o meu coração está apertado". Atualmente,  o tratamento é caro, é preciso  muitos profissionais, e as famílias precisam trabalhar para pagar este tipo de tratamento, assim, deixam de ter tempo, além e de precisar de novas fontes e tempo para ganhar esse dinheiro. Então, como fazer? A solução é oferecer mais segurança para o seu idoso através uma terceirização, com qualidade.


A sociedade ainda tem a  visão dos antigos asilos e de como funcionavam e muitos ainda funcionam no velho método. Porém, a nova diretriz, até mesmo através do Estatuto do Idoso, que "burocratizou" o idoso, deixa de  estudar e oferecer soluções e recursos humanos e financeiros para o tratamento do idoso. Sem políticas públicas eficazes, poderemos perceber num futuro não muito distante o que se viu na Europa, segundo Lobo "ano de 2020 está próximo, vamos sentir, muito a falta de políticas e organizações para com o idoso. Se na década de 80, na Europa, a população idosa se fez maioria e os problemas estouraram. Imagine no Brasil, que não chega a organização europeia, o tamanho do problema que vamos enfrentar".


Essa discriminação é latente na sociedade e nas famílias, as quais se esquecem, comenta Luciano Lobo, que os idosos veem das famílias, núcleo social, e muitos são o sustento dessas famílias, com suas boas aposentadorias, pensões herdadas de maridos, pais militares ou funcionários públicos graduados e os filhos e netos precisam manter a condição social desse idoso. Assim, volta a repetir "O filho precisa trabalhar fora para manter o padrão social de sua família e de seus pais".


Além de todo esse aspecto político e familiar, que não deixa de ser um aspecto político, tem-se o lado da energia, o quesito espiritual. Não é apenas alimentar, dar remédios, também é preciso  ter energias de carinho, de atenção, de amor e de liberdade. A Casa de Idosos moderna não pode e não deve nunca ser encarada como a palavra antiga “Asilo”, não é desterro do lar, não é prisão, ninguém quer ceifar a liberdade do idoso, e ele não pode e nem deve  sentir isso. Também não e uma “clínica”, cujo tratamento e apenas medicar e cuidar.


Por isso, aqui no Lar há planos que serão  executados logo, como capacitar o idoso, e isso já está em prática com os nosso idosos. Ele pode ter 90 anos, mas se tiver condições, vai auxiliar nas festas, participar de "escolinhas" de artesanato, pintura e muitos afazeres, menos os domésticos: limpeza, cozinha, pois já esclareço que senão se pode confundir capacitar com trabalhos caseiros cotidianos.


Como integrar o idoso?


O idoso precisa sentir que saiu de sua casa, de seu cantinho, e encontrou outro cantinho. Não é fácil, soa falso isso. Portanto, cabe à Coordenação, com a visão da Gerontologia, que estuda o envelhecimento e seus aspectos, traçar diretrizes para que a Casa seja no nome real e nas dependências essa nova família do idoso. Esse idoso quando chega na Casa traz  bagagens que pode ser:

-Depressão

-Doenças crônicas-degenerativas: Parkinson e Alzheimer, Diabetes melittus.

-Precisa tomar remédios controlados em horários previamente estabelecidos.


Objetivo


O objetivo da Casa é  integrar a vida do idoso a ponto de proporcionar mais vida através de  atelier de arte, pintura, música e poesia, sala de leitura de livros interessantes, romances e, com isso, aumentar a imaginação, a cultura e o prazer de sonhar novamente e viver melhor. Sei que "Até o idoso sentir que a Casa e a família, que é o principal objetivo da Instituição, pode demorar, e pode ser difícil para o idoso, e como parte disso tudo esta a própria família do idoso", comenta Luciano.


Nesse sentido, vale ressaltar, que a família, ao chegar com o idoso, deve compreender que precisa participar ativamente do processo juntamente com o idoso e a nova família na Casa, a qual ele foi inserido, com a mudança de seu cantinho. O acondicionamento da nova realidade do idoso pode demorar até mais de 90 dias, quando poderá se sentir em seu lar.



Rua Ludgero Dolabela, 29 - bairro gutierrez - Bhte/MG. 31-3371-5330 - 3031-0626 e 99942-7471

email.: cantinhofelizidosos@gmail.com e site: casacantinhofeliz.com.br

twitter.com/cscantinhofeliz e facebook.com/casacantinhofelizidosos



Clínica de repousoClínica de repouso e Hotelcasa de repouso para idososlar de repousolar para idosos
asilosclinica para idososasilo para idososlar e casacasa de repouso para terceira idadecasa de repousohotel idososcasa repousocasa de repouso particularcasa para idososclínicas de repousolar dos velhinhos emasilo de velhosclinica de repousorepouso para idososclinicas geriatricashotel geriatrico


 

Julho 3, 2017

Entenda o que são os suplementos anti-aging

Nutricionista esportivo lista e explica as principais funções de 14 “elixires da juventude” 

As funções mental e física diminuem à medida que o corpo envelhece, condição da qual ninguém escapa. A boa notícia é que a expectativa de vida tem aumentado, graças aos avanços da medicina, e, para aqueles que levam um estilo de vida saudável, é possível envelhecer com qualidade de vida e muita disposição.

A fim de dar uma forcinha à saúde do corpo de da mente, os suplementos anti-idade, conhecidos como “anti-aging”, têm mostrado grande eficácia. De acordo o Diogo Círico, nutricionista esportivo, esse tipo de suplementação demostra benefícios às células corporais, retardando riscos de doenças, entre outros sinais que podem chegar com a idade. “A suplementação anti-aging é capaz de defender as células corporais, evitando que haja redução das funções. Este tipo de amparo ao organismo acaba gerando eficiência no processo de retardo da velocidade do envelhecimento celular”, diz Círico.

Pensando nos benefícios da suplementação anti-idade, listamos 14 nutrientes, considerados “elixires da juventude” para a suplementação. Acompanhe:

Vitamina C

Encontrada em muitas frutas e vegetais, incluindo pimentão, brócolis, goji berry e cranberry, as cápsulas de vitamina C podem auxiliar na redução de estresse oxidativo de células, além de beneficiar a regeneração da pele e das células, de modo geral.

Vitamina E

Encontrada em alimentos, como azeite, amendoim, castanha do pará ou até mesmo milho e grãos integrais, a vitamina E está entre os destaques na suplementação anti-aging. Os seus benefícios são direcionados também à saúde da pele, cumprindo uma função “antirrugas”. 

Glucosamina

Aminoácido muito eficiente para a síntese de proteínas, ajudando no efeito anabólico. Recomenda-se para o tratamento de cicatrização de feridas e melhor hidratação corporal, além de deixar as rugas menos evidentes.

Creatina

O consumo da creatina tem como foco o aumento de músculos, favorecendo a síntese proteica e melhorando o desempenho nos treinos. O nutriente ainda auxilia na melhor função cognitiva, melhorando a capacidade de memorização.

Selênio

O selênio mostra alta eficácia para a síntese das proteínas; logo, efeito anabólico. O nutriente ainda reforça o sistema imunológico com ação antioxidante, anti-inflamatória, favorecendo a circulação sanguínea e sistema cardiovascular.

Resveratrol

Resverastrol é um polifenol importante para a saúde do sistema cardiovascular, reduzindo a incidência de desenvolvimento de doenças como o Alzheimer, e até mesmo o Câncer. A suplementação com o nutriente pode melhorar a circulação sanguínea.

Coenzima Q-10

A Coenzima Q -10 é naturalmente produzido por nosso organismo. As células utilizam esse nutriente para a produção de energia, agindo também como um eficiente antioxidante. Esse nutriente ainda é importante para o combate contra radicais livres nocivos à saúde.

Carnitina

Indicada para a melhor utilização da gordura como fonte de energia, além de ser importante para a saúde dos rins e fígado. A suplementação com a Carnitina reduz a possibilidade de dores no peito e ajuda no tratamento de angina, Alzheimer e depressão.

Cromo

Indicado para retardar os efeitos do envelhecimento, beneficiando a saúde da pele, ainda que a sua suplementação seja mais comum para controlar dos níveis de açúcar no sangue. Considerado um dos melhores suplementos para fazer uso da insulina.

Glutationa

Poderoso antioxidante contra as ações do envelhecimento. É naturalmente produzida no fígado, a partir de três aminoácidos, entre eles a Cisteína. O consumo é indicado para desintoxicação corporal, auxiliando na proteção das células brancas e vermelhas do sangue.

Melatonina

Hormônio que é referência quando se fala em efeito antienvelhecimento. Ele pode ser produzido de forma natural, mas a suplementação pode favorecer o sistema neurológico e imunológico, além de ajudar com a  qualidade de sono, maior disposição e controle de peso.

Carnosina

Combinação de aminoácidos importantes para o corpo. Os níveis de Carnosina diminuem, conforme a idade, então a suplementação se torna gradualmente interessante. O uso pode proteger o corpo contra a oxidação de células musculares, reforçando a saúde dos músculos.

Ginkgo Biloba

Suplemento usado para prevenir deficiências cognitivas durante o envelhecimento. É dito que ele pode apoiar na prevenção de doenças ligadas à memória, como Alzheimer. Ajuda a proteger a memória, além de melhorar os rendimentos cognitivos atuais.

Hesperidina

Suplemento à base de Herperidina que pode beneficiar a saúde do coração, pulmões e, principalmente, dos tecidos e varizes, ajudando na circulação sanguínea. A Hesperidina é um flavonoide que pode ser encontrado em frutas cítricas, em especial nas cascas.

  •  Observção

Cabe lembrar que o consumo deve ser sempre orientado por profissional habilitado apesar de que as vitaminas e sais minerais não seja de excelência de prescrição médica. Mas, por exemplo, o consumo constante de Cloreto de Magnésio PA pode trazer maléficios como cálculos até mesmo na tireóide.