O que é a Bioenergética

O que é Bioenergética

A terapia bioenergética é um tipo de medicina alternativa que utiliza exercícios físicos específicos e a respiração para diminuir ou retirar qualquer tipo de bloqueio emocional (consciente ou não) presente, substantivo feminino Estudo das transformações e trocas energéticas nos ou entre seres vivos e o ambiente.
Na Bioquímica, a Bioenergética seria o estudo quantitativo da transdução de energia que ocorre em células vivas e da Natureza e também a função dos processos químicos que fundamentam essas transduções.

A Análise Bioenergética é uma forma específica de psicoterapia corporal, baseada na continuidade entre corpo e mente. Ela está enraizada no trabalho de Wilhelm Reich e foi fundada por Alexander Lowen

A bioenergética trabalha com toda e qualquer questão emocional, sendo ainda mais eficiente no tratamento de bloqueios emocionais como fobias, transtornos obsessivos, ansiedade, depressão e baixa autoestima. Pode ajudar também pessoas com problemas no sistema respiratório, digestivo e até alguns distúrbios neurológicos.

Bioenergética Processo metabólico pelo qual as células utilizam a energia necessária obtida pela conversão de nutrientes alimentares (gorduras, proteínas, CHO) em uma forma de energia biologicamente utilizável. ... Os vegetais utilizam esse energia para realizar reações químicas e formar CHO.

Introdução – A bioenergética é a instância da bioquímica que aborda a transferência, conversão e utilização da energia em sistemas biológicos. ... De forma genérica, calor significa "energia" em trânsito, e dinâmica se relaciona com "movimento".
Fazem parte da análise Bioenergética três aspectos fundamentais: história de vida da pessoa, postura corporal e o padrão de comportamento. A história de vida diz respeito à forma como a criança estruturou suas defesas, na sua relação com os pais bem como forma de adaptar-se às condições familiares.

A couraça de caráter e a couraça muscular são funcionalmente idênticas, segundo Reich (1977; 1995). Ambas têm a função de evitar o desprazer, “[...] servem como defesas, protegendo o indivíduo de experiências emocionais ameaçadoras e dolorosas”.A couraça de caráter e a couraça muscular são funcionalmente idênticas, segundo Reich (1977; 1995). Ambas têm a função de evitar o desprazer, “[...] servem como defesas, protegendo o indivíduo de experiências emocionais ameaçadoras e dolorosas”.