O que é Bioenergética

O que é bioenergética e para que serve?

A terapia bioenergética é um tipo de medicina alternativa que utiliza exercícios físicos específicos e a respiração para diminuir ou retirar qualquer tipo de bloqueio emocional (consciente ou não) presente.


Para Lowen (1985), a bioenergética é uma maneira de entender a personalidade em termos do corpo e de seus processos energéticos que estão relacionados ao seu estado de vitalidade. Neste sentido, a produção de energia por meio da respiração e do metabolismo e descarga de energia por meio dos movimentos.


Bioenergética trabalha com as energias da vida. No Universo, tudo é constituído de energia, e no Homem esse elemento está profundamente ligado à respiração, que por sua vez está conectada com os processos que envolvem os movimentos da nossa musculatura.


A análise bioenergética, também conhecida como psicoterapia bioenergética, terapia bioenergética e bioenergética, é uma forma de psicoterapia corporal baseada nas teorias de Wilhelm Reich. Foi criada em 1955 por Alexander Lowen e John Pierrakos, ambos pacientes e alunos de Reich.