O que é Constelação Familiar

O que é Constelação Familiar


A constelação familiar é uma prática considerada terapêutica que busca resolver conflitos familiares que atravessam gerações. Num primeiro olhar, a técnica tem conteúdos parecidos aos do psicodrama, por conta da dramatização de situações, e da psicoterapia breve, pela ação rápida.
A constelação familiar é um tipo de terapia psicológica que tem como objetivo facilitar a cura de transtornos mentais, especialmente aqueles que podem estar sendo estimulados pela dinâmica e as relações familiares, através da identificação de fatores de estresse e seu tratamento.


A constelação revela o necessário que se esclarece para quem está constelando e o benefício das pessoas que estão assistindo como participantes é que percebem nos movimentos e nas palavras de conciliação algo que pode ajudar a elas também nos seus próprios assuntos; assim todos são constelados.
Na constelação familiar a pessoa expõe a situação ao psicólogo, como um problema com o filho, por exemplo. Então o profissional se centrará em informações importantes a respeito do entorno familiar,como doenças graves, mortes precoces, suicídios, casamentos, separações, número de irmãos e filhos, entre outros.
Um indicativo de um bom tema para olhar através da Constelação Familiar é olhar para os acontecimentos da vida que parecem ter um padrão que se repete, tanto na própria biografia da pessoa, como no sistema familiar – desde pessoas que vivem na mesma geração do cliente como em gerações anteriores.


Após uma constelação mudanças podem ocorrer em muitos membros da família atual ou do passado. ... Isto porque a constelação familiar, é uma cirurgia anímica. Assim é importante que você tenha certos cuidados pós-operatórios. É possível que você possa sentir um certo cansaço ao término da sessão.
A duração de uma constelação familiar é imprevisível, pois depende do sistema sendo trabalhado, do tema, dos representantes e do constelador. Pode durar de 5 minutos à 1 ou mais horas. O tempo de duração de uma constelação também não possui nenhuma relação com o efeito que ela terá no cliente e nos representantes.


Constelação familiar é uma técnica ou um método terapêutico, desenvolvido pelo Alemão Bert Hellinger, depois de ter realizado um trabalho durante 16 anos como membro de uma ordem missionária católica entre os zulus na África do Sul. ... Então, ele escolhe alguém para representar um ou mais membros da sua família, se você possui dificuldade de relacionamento com teus pais, e mesmo que eles não estejam presentes, quando se toca no nome deles você ainda sente um aperto no peito, está na hora de olhar para isso.


Dúvidas


A Constelação é um processo que faz parte da ciência fenomenológica, embasada em teorias científicas e pela filosofia percebida e aplicada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. ... Constelação não é mágica ou sobrenatural, ela trabalha com a ciência dos fenômenos e com informações bem concretas.
__________
Ao olharmos para um relacionamento amoroso, precisamos entender que cada indivíduo carrega uma herança pessoal. ...
Portanto, devemos trabalhar para entender a natureza do outro. ...
Uma pessoa madura entende que o parceiro não deve ser uma cópia exata dela.
__________
A Constelação Familiar ou Constelação Sistêmica é uma técnica desenvolvida por um alemão [Bert Hellinger] e que se baseia em abordar como a história e as relações familiares influenciam as emoções e padrões de comportamento das pessoas. ... [Práticas integrativas no SUS: Constelação Familiar